Conheça a sigla LGBTQIAPN+ completa
A sigla LGBTQIAPN+ possui diversas letras e saber o que cada uma delas significa é muito importante. Confira
Ao longo das décadas, a comunidade LGBTQIAPN+ tem expandido a forma como se identifica e se apresenta. A sigla, que começou com apenas quatro letras, evoluiu para incluir uma diversidade maior de orientações sexuais e identidades de gênero, refletindo a pluralidade de experiências dentro dessa comunidade.
Cada letra da sigla carrega um significado importante, representando indivíduos que, muitas vezes, enfrentam desafios para serem vistos e compreendidos em uma sociedade que, historicamente, privilegia a heterossexualidade e a pessoa cisgênero.
Agora, vamos explorar o que cada letra representa e entender melhor o universo que a sigla, na sua versão atual mais abrangente, abriga:
A primeira letra da sigla é dedicada às lésbicas, mulheres que se sentem atraídas sexualmente, emocionalmente e/ou romanticamente por pessoas do mesmo gênero, ou seja, por outras mulheres.
Gay
é o termo usado para se referir a homens que sentem atração sexual e/ou afetiva por outros homens.
A bissexualidade é uma orientação sexual em que uma pessoa se sente atraída sexualmente, emocionalmente e/ou romanticamente por mais de um gênero, feminino ou masculino. Essa atração pode ser desigual, ou seja, uma pessoa bissexual pode sentir mais atração por um gênero do que por outro.
Homens e mulheres transgêneros não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. Os termos transexuais, transgêneros ou apenas trans podem ser usados para se referir a pessoas que nasceram no gênero masculino e não se identificam dessa forma, bem como para pessoas que nasceram no gênero feminino, mas se identificam com o masculino. Já as travestis são pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascimento, normalmente masculino, e se entendem como uma figura feminina, mas não se definem necessariamente como mulheres.
O termo queer é usado para descrever pessoas LGBTQIAPN+ que não se enquadram nas normas e expectativas tradicionais da sociedade, ou seja, não se identificam totalmente nem com identidades femininas nem masculinas.
Pessoas intersexo nascem com características sexuais (genitálias, gônadas, cromossomos e resposta hormonal) que não se encaixam claramente nas definições típicas de masculino ou feminino. Algumas nascem com aspectos biológicos femininos e outras masculinos.
Assexualidade
é a falta total, parcial ou condicional de atração sexual por qualquer pessoa. Mas é importante saber que os assexuais podem ter atração romântica ou emocional por outras pessoas.
A letra representa a pansexualidade, que é a atração por pessoas de qualquer identidade de gênero ou orientação sexual. Para os pansexuais, o gênero não é relevante na atração.
Pessoas não-binárias não se identificam exclusivamente como homem ou mulher, podendo se situar fora ou entre essas categorias de gênero. Elas podem ter uma identidade de gênero fluída ou simplesmente não se enquadrarem nas normas tradicionais de gênero.
O símbolo "+" da sigla é uma referência a outras identidades de gênero e orientações sexuais, representando a pluralidade da comunidade LGBTQIAPN+ que foge do padrão cisheteronormativo.
Bandeira LGBTQIAPN+
A bandeira LGBTQIAPN+ é um símbolo importante para a comunidade e representa a diversidade de pessoas que estão inseridas na sigla. Apesar de existir diversas bandeiras do movimento, como a que inclui a gravura do orgulho intersexo e cores que representam a luta antirracista, a bandeira mais conhecida é a do arco-íris.
As cores vermelho, que representa a vida; laranja, que representa a cura; o amarelo, a luz do sol; o verde, que representa a natureza; o azul, a harmonia; e o roxo, a espiritualidade, simbolizam a inclusão das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.